Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Com alta tecnologia, SUS reforça investimentos em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Compartilhar

Oncologia é a palavra-chave que define o recente avanço do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Recentemente, o governo anunciou investimentos significativos para a ampliação da assistência especializada em oncologia, com a entrega de aceleradores lineares de alta tecnologia em diversos estados, incluindo São Paulo, Mato Grosso, Ceará e Piauí. Essas entregas visam garantir que os pacientes tenham acesso a tratamentos de radioterapia de forma mais rápida e eficiente.

A cerimônia de entrega ocorreu no Hospital Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Durante o evento, Lula enfatizou a importância de garantir tratamentos de qualidade para a população mais carente. “O que nós queremos é que todos tenham um tratamento igual, justo e de boa qualidade”, disse ele.

O Hospital Santa Marcelina, conhecido por sua atuação em alta complexidade, já possuía três aceleradores lineares e, com a recente entrega de mais um equipamento, consolida-se como um polo de referência em oncologia. O novo acelerador, com um investimento de R$ 7,3 milhões, terá a capacidade de realizar até 1.000 tratamentos radioterápicos por ano, ampliando assim a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera para pacientes que necessitam de tratamento.

Além do Hospital Santa Marcelina, também foram beneficiados outros estados com a entrega de aceleradores lineares, como o Hospital Santo Antônio em Sinop, Mato Grosso. Este hospital recebeu um novo equipamento com investimento de R$ 17,5 milhões, que fará parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, promovendo a redução de deslocamentos de pacientes que antes precisavam viajar longas distâncias para receber tratamento. Sinop serve como um importante centro na Macrorregião Norte do estado, beneficiando uma população superior a 500 mil habitantes.

No Nordeste, o Instituto do Câncer do Ceará – Hospital Haroldo Juaçaba, em Fortaleza, também recebeu um acelerador linear, com um investimento de R$ 7 milhões. Este hospital é uma referência para tratamento e cuidados paliativos do câncer na região, e a inclusão deste novo equipamento é essencial para suprir a crescente demanda, que aumentou 23,6% em um ano. Outro exemplo de inovação na assistência oncológica é o Hospital São Marcos, em Teresina (PI), que também recebeu investimento para modernização da sua assistência radioterápica.

Essas ações fazem parte do Programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, incluindo procedimentos radioterápicos. No contexto atual, 155 aceleradores lineares foram celebrados desde 2023, com 44 já inaugurados. Há uma previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026, o que sinaliza um investimento robusto na infraestrutura de saúde do Brasil.

O compromisso do governo com a oncologia se estende também à aquisição de 20 novos aparelhos de ressonância magnética. Esses dispositivos serão distribuídos entre todas as regiões brasileiras e representam um investimento total de R$ 111,7 milhões. A ressonância magnética é uma ferramenta crucial para o diagnóstico preciso de fraturas, lesões nos órgãos e sangramentos internos, aumentando a capacidade dos profissionais de saúde.

A expansão na oncologia e na saúde em geral é uma prioridade nacional e uma necessidade urgente para garantir que cada cidadão tenha acesso ao tratamento adequado. O objetivo do SUS é construir a maior rede pública do mundo dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, e as recentes inaugurações de equipamentos são um passo importante nessa direção. As unidades hospitalares, como o Hospital Santa Marcelina e o Hospital Santo Antônio, estão se consolidando como referências na assistência oncológica, oferecendo tratamentos modernos e acessíveis para todos os brasileiros.

Portanto, com esses esforços, o SUS avança na luta contra o câncer, garantindo que a saúde e o bem-estar da população sejam priorizados em todas as regiões do país. Isso representa um grande avanço para a oncologia, trazendo esperança e melhor qualidade de vida para os pacientes que, finalmente, podem acessar tratamentos que antes estavam fora de alcance.

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

SUS mais forte: ‘Todos têm direito a um tratamento de boa qualidade’, diz Lula

23 de junho de 2026
Nacional

SUS mais forte: ‘Todos têm direito a um tratamento de boa qualidade’, diz Lula

23 de junho de 2026
Nacional

Com alta tecnologia, SUS reforça investimentos em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Nacional

Com alta tecnologia, SUS reforça investimentos em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Nacional

Com novos equipamentos, SUS tem reforço em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Nacional

Com novos equipamentos, SUS tem reforço em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade