Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Com novos equipamentos, SUS tem reforço em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Compartilhar

assistência especializada em oncologia começa aqui. O Sistema Único de Saúde (SUS) deu um passo importante para melhorar a saúde da população com a recente entrega de novos equipamentos voltados para a assistência especializada em oncologia. No dia 23 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, inaugurou um acelerador linear de alta tecnologia no Hospital Santa Marcelina, localizado na Zona Leste de São Paulo.

A entrega deste equipamento não se limitou a São Paulo. Municípios como Sinop (MT), Fortaleza (CE) e Teresina (PI) também receberam aceleradores lineares, ampliando o acesso à radioterapia em todo o Brasil. Isso representa um avanço significativo na assistência especializada em oncologia, tornando os tratamentos mais acessíveis e eficientes.

A construção dessa rede de equipamentos modernos vem acompanhada de investimentos estimados em R$ 182,2 milhões, que fazem parte dos programas Agora Tem Especialistas e Novo PAC Saúde. Essas iniciativas visam transformar o cenário da saúde, garantindo que pacientes com câncer recebam um atendimento de qualidade e em tempo hábil.

Lula comentou sobre a importância dessas ações: ‘O que está acontecendo no Brasil é um sonho que muitos de nós acalentamos há muito tempo. Queremos que todos tenham um tratamento igual, justo e de boa qualidade’. Essa afirmação reflete o compromisso do governo em assegurar que a assistência especializada em oncologia não seja um privilégio, mas sim um direito de todos os brasileiros.

O Hospital Santa Marcelina é reconhecido como uma instituição filantrópica que já desempenha um papel crucial no tratamento de oncologia. Com a recente adição de um segundo acelerador linear, essa unidade se consolida ainda mais como um polo de referência na assistência especializada em oncologia. O novo equipamento tem a capacidade de realizar até 1.000 tratamentos radioterápicos por ano, contribuindo assim para a redução do tempo de espera por atendimento nesse segmento crítico.

Na região Norte, o Hospital Santo Antônio em Sinop (MT) foi presenteado com um novo acelerador linear, representando um investimento de R$ 17,5 milhões. Isso se alinha à estratégia nacional de descentralização da radioterapia, que visa reduzir a distância que pacientes precisam percorrer para tratamentos. Antes, muitos pacientes viajavam longas distâncias, de até 1.800 km, para receber tratamento. Agora, eles poderão ter acesso a serviços de alta qualidade mais próximos de suas casas.

Assim como Sinop, Fortaleza (CE) também recebeu um acelerador linear, com um investimento de R$ 7 milhões destinado ao Instituto do Câncer do Ceará, que já é uma referência no atendimento a pacientes oncológicos na região. A crescente demanda, que aumentou em 23,6% apenas no último ano, justificou a necessidade de mais equipamentos para atender a comunidade local.

Ainda no Nordeste, o Hospital São Marcos em Teresina (PI) passou a contar com um acelerador linear moderno, fruto de um investimento de R$ 15,5 milhões. Essas melhorias são essenciais para aumentar o número de atendimentos e proporcionar serviços de qualidade para os pacientes que necessitam de cuidados oncológicos.

No âmbito nacional, o Programa Agora Tem Especialistas tem priorizado o cuidado aos pacientes com câncer, buscando sempre melhorias na assistência especializada em oncologia. Desde o início de 2023, o governo já acionou 155 aceleradores lineares, com a expectativa de que 70 novos equipamentos sejam entregues até 2026. Essa modernização visa garantir que os brasileiros tenham acesso a tratamentos eficazes e em tempo adequado.

Além disso, os investimentos também abrangem 20 novos aparelhos de ressonância magnética, que contribuirão ainda mais para a qualidade do diagnóstico no SUS, permitindo intervenções rápidas e precisas em pacientes.

A adesão da Casa de Saúde Santa Marcelina ao programa Agora Tem Especialistas representa mais um esforço para integrar o atendimento privado e filantrópico no SUS, oferecendo mais opções de tratamento para a população.

Assim, a assistência especializada em oncologia continua a crescer, reforçando o compromisso do SUS em garantir saúde de qualidade para todos os brasileiros, independentemente de onde estejam.

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

SUS mais forte: ‘Todos têm direito a um tratamento de boa qualidade’, diz Lula

23 de junho de 2026
Nacional

SUS mais forte: ‘Todos têm direito a um tratamento de boa qualidade’, diz Lula

23 de junho de 2026
Nacional

Com alta tecnologia, SUS reforça investimentos em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Nacional

Com alta tecnologia, SUS reforça investimentos em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Nacional

Com novos equipamentos, SUS tem reforço em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Nacional

Com alta tecnologia, SUS reforça investimentos em assistência especializada e oncologia

23 de junho de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade