Segurança pública é o tema central das ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que acaba de anunciar um investimento de mais de R$ 2,8 milhões para fortalecer a segurança na Baixada Santista. Esta iniciativa é parte do Programa Município Mais Seguro, que visa integrar a atuação da União com os municípios de Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente. A cerimônia de lançamento ocorreu em Praia Grande no dia 19 de junho.
O programa tem como objetivo principal a valorização das guardas municipais e a promoção de um ambiente mais seguro para a população. A entrega de 649 unidades de kits Taser e 1.410 espargidores para as guardas municipais é um reflexo do compromisso do Governo Federal em aprimorar as ferramentas de segurança pública nas cidades.
A Segurança pública, como enfatizado pelo diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) do MJSP, João Alberto Nogueira Junior, busca a integração entre os diferentes níveis de governo. Ele destaca que este investimento é uma das principais ações do programa, contribuindo para a prevenção da violência e promovendo um ambiente mais seguro nas cidades da Baixada Santista.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, também elogiou a iniciativa do MJSP, ressaltando a importância do reconhecimento do trabalho das guardas municipais. Segundo ele, o Programa Município Mais Seguro não apenas contribui para a qualificação das corporações, mas também ajuda os municípios com menor estrutura a melhorarem seu desempenho em segurança pública.
A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada, e, com o apoio da Senasp, as guardas municipais têm a oportunidade de se capacitarem e se modernizarem. Isso é fundamental para que possam atuar de forma integrada dentro do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Durante a cerimônia, também ocorreu um seminário onde foram apresentadas as diretrizes do programa aos gestores locais. Foi um momento importante para detalhar os projetos prioritários, as oportunidades de investimento disponíveis e as capacitações que podem ser oferecidas. Essa troca de informações é crucial para a implantação do programa.
O Programa Município Mais Seguro tem metas ambiciosas no que tange à melhoria da segurança pública. Entre as ações de capacitação, prevenção à violência e aprimoramento da atuação das guardas municipais, o objetivo é criar um sistema de segurança que atenda cada vez mais às necessidades das comunidades.
A Segurança pública na Baixada Santista ganha uma nova perspectiva com essas ações. Com o investimento do MJSP, espera-se que as cidades se tornem mais seguras e que a população tenha mais confiança nas corporações locais. A colaboração entre os governos municipal e federal é um passo importante para a construção de um ambiente mais seguro.
Investir na Segurança pública é investir no bem-estar da população. E é exatamente isso que o MJSP está fazendo ao direcionar recursos significativos para fortalecer as guardas municipais. O resultado disso será visto nas ruas, com uma melhora substancial na segurança e na qualidade de vida dos cidadãos da Baixada Santista.