Quarenta servidores da Secretaria Municipal de Saúde estarão no sambódromo para ações de prevenção, testagem, vigilância e fiscalização durante os desfiles nos dias 13/2 e 14/2.A Prefeitura de Manaus informa que 40 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) estarão presentes no desfile das escolas de samba no centro de convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo, na zona Centro-Oeste da capital, nesta sexta-feira e sábado, 13/2 e 14/2. As equipes iniciarão as atividades às 18h e reforçarão ações de prevenção de agravos e de educação em saúde ao público.
Ações de prevenção e testagem
Durante os dias 13 e 14/2, uma das frentes de atuação concentrará esforços em medidas preventivas contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e materiais educativos (ventarolas). Haverá também oferta de autotestes para HIV e consulta orientada com testagem e dispensação de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) na unidade móvel de testagem posicionada do lado direito de quem entra no sambódromo. As orientações de educação em saúde serão complementadas por abordagens qualificadas com informações aos foliões.
Atendimento de urgência e emergência
Segundo o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o evento contará com o apoio das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estará com três unidades móveis. “Essas unidades móveis ficarão responsáveis por garantir a remoção e o encaminhamento dos casos mais complexos que demandem atendimento na rede de urgência e emergência contando com o apoio de equipes preparadas e equipamentos modernos, para que as pessoas que precisem cheguem até a unidade de referência com agilidade e cuidado necessário”, reitera o subsecretário.
Fiscalização e vigilância sanitária (Visa Manaus)
As equipes de inspeção de alimentos, serviços e engenharia da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) também atuarão no sambódromo ao longo da programação. Os fiscais verificarão pontos de venda de comidas e bebidas quanto aos padrões de higiene, armazenamento e manuseio. Além disso, haverá inspeção de equipamentos e instalações de saúde, avaliação dos padrões de qualidade e dos quantitativos dos itens necessários à oferta plena dos serviços.
Outra frente de trabalho da Visa abrange o atendimento aos protocolos sanitários nos eventos de Carnaval, como condições dos banheiros, da rede elétrica e das saídas de emergência.
Texto e fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#semsa, #manaus, #sambodromo, #centrodeconvencoes, #gilbertomestrinho, #zonacentrooeste, #carnaval, #prevencao, #educacaoemsaude, #fiscalizacao, #alimentos, #visamanaus, #visa, #samu, #unidadesmoveis, #ists, #hiv, #autotestes, #prep, #preservativos