Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

‘Sarau para um Imortal’ em homenagem a Márcio Souza

15 de agosto de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, na última terça-feira, 12/8, com grande sucesso o “Sarau para um Imortal”, no jardim do Museu da Cidade de Manaus (Muma), no centro da cidade. Aberto ao público, o evento reuniu música, literatura, cinema e teatro para celebrar a arte, a cultura e a memória do escritor, dramaturgo, romancista e jornalista amazonense Márcio Souza, um dos mais importantes nomes da história cultural da região.

A programação cultural contou com a apresentação musical de Andrey San Silver e Roney Chaves, a encenação de parte da peça teatral Folias do Látex, além da participação de membros da Academia Amazonense de Letras, que, durante um discurso sobre a vida e obra de Márcio Souza, prestaram uma singela homenagem ao imortal.

O diretor-presidente da Manauscult, Jander Lobato, ressaltou a relevância da homenagem. “Márcio Souza é um símbolo vivo da nossa história e do nosso pensamento crítico. Este sarau foi mais do que uma homenagem, foi um reencontro da cidade com a sua própria alma artística”, afirmou.

O presidente da Academia Amazonense de Letras, doutor Aristóteles Alencar, destacou que a iniciativa da Manauscult se reveste de grande importância para a cultura, na comemoração de um ano sem o escritor e dramaturgo Márcio Souza. “Márcio não é considerado imortal apenas por ter pertencido à Academia Amazonense de Letras, mas principalmente por sua obra. É um autor lido em vários países do mundo e essa homenagem é apenas o início de um projeto de valorização da trajetória desse importante escritor amazonense”, relatou.

Nascido em Manaus (AM), em 4 de março de 1946, Márcio Souza estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP). Seu primeiro romance, “Galvez: imperador do Acre”, foi publicado em 1976. Autor de mais de 20 livros, entre eles, o “História da Amazônia”, “Mad Maria” e “Amazônia Indígena”, também ocupou cargos públicos como a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), em Manaus.

Na Academia Amazonense de Letras, ocupava a cadeira nº 25, eleito em 11 de setembro de 2004, na sucessão de Gebes de Mello Medeiros. Foi na academia que lançou a obra “Teatro Seleto”, um marco em sua trajetória literária.

Com o “Sarau para um Imortal”, a Manauscult reafirma seu compromisso com a preservação e valorização da memória cultural de Manaus, promovendo encontros que aproximam o público de sua história e de seus grandes nomes.

— — —

Texto – Jéssica Trajano/Manauscult 

Foto – Divulgação/Manauscult

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

PMM realiza ação de fiscalização na praia do Tupé

18 de agosto de 2025
Manaus

David Almeida convida população para ‘Faixa Liberada’ no Centro

18 de agosto de 2025
Manaus

David Almeida fiscaliza retirada de ‘cabos mortos’ no Centro

18 de agosto de 2025
Manaus

Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste tem novo endereço

18 de agosto de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 352 vagas de emprego nesta segunda, 18/8

18 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

15 de agosto de 2025
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade