Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus detalha fluxo de fiscalização urbana que transforma denúncias em ações efetivas

20 de janeiro de 2026
Compartilhar

Implurb descreve o caminho das denúncias até a ação de fiscalização em Manaus, com análise técnica e procedimentos formais.O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) recebe e transforma denúncias sobre obras sem licença, obstrução de calçadas e uso inadequado de espaços públicos em ações de fiscalização urbana em Manaus. O registro pode ser feito por telefone, e-mail, presencialmente ou de forma anônima. Após o recebimento, cada denúncia passa por etapas internas de análise, mapeamento e formalização para garantir o acompanhamento técnico do caso.
Como são recebidas e analisadas as denúncias
Ao receber uma denúncia, a equipe técnica verifica inicialmente se a demanda é de competência do órgão. Quando confirmada, são coletadas informações como endereço, natureza da ocorrência e pontos de referência. Os dados são inseridos no sistema e submetidos a análise por geoprocessamento, que identifica a localização exata do imóvel e possíveis áreas de risco.
Em situações específicas, denúncias de construções irregulares recebidas por e-mail podem ser conferidas por meio do Google Maps para confirmar a localização informada.
Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo Disque Denúncia, pelos números 3673-9305 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos) e 161 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h), ou pelo e-mail [email protected].
Da formalização ao acompanhamento do processo
Após análise inicial, a denúncia é formalizada no Sistema de Fiscalização Urbana (FU), onde é gerado um número de processo. Esse número é informado ao denunciante, possibilitando o acompanhamento do andamento da demanda junto ao órgão responsável.
Segundo a ouvidora suplente e responsável pelo Disque-Denúncia, Dorinha Abreu: “Quando a denúncia envolve questões que não são de competência direta do órgão, o caso é analisado para identificar possíveis áreas de risco ou outros fatores relevantes. A partir desse enquadramento, o denunciante é informado sobre qual órgão é responsável pelo atendimento da demanda e recebe todas as orientações e contatos necessários para acompanhar o andamento do caso”.
Com o processo formalizado, os pedidos são encaminhados à Divisão de Controle, que reúne a Gerência de Fiscalização de Obras (GFO) e a Gerência de Fiscalização de Postura (GFP).
Atuação em campo e medidas iniciais
O setor organiza rotas de fiscalização, normalmente com aproximadamente sete processos por zona da cidade. As demandas são distribuídas entre duplas de fiscais, que vão a campo para verificar se a denúncia procede. Quando a irregularidade é confirmada, os fiscais aplicam notificações ou embargo, orientando o proprietário ou responsável técnico a comparecer ao Implurb para receber o Termo de Comparecimento.
O termo estabelece prazo para regularização da obra junto ao órgão e determina que a construção permaneça paralisada, sob pena de novas ações fiscalizatórias, conforme o artigo 38 e seus incisos da Lei Complementar nº 003/2014. Quando há carta de defesa, pedido de dilação de prazo ou multa a ser analisada, o processo é encaminhado à Diretoria de Operações (Diop), por meio da área jurídica, para análise técnica e legal.
A chefe da Dicon, arquiteta e urbanista Maria Aparecida Froz, reforça a necessidade de regularização: “Recomendamos que todos os contribuintes, juntamente com os profissionais habilitados que atuam na cidade de Manaus, compareçam aos órgãos licenciadores para a devida aprovação de suas obras”.
Descumprimento e sanções
Caso a obra continue após notificação e embargo, as equipes retornam ao local para aplicar multa e proceder à interdição da construção. Persistindo a irregularidade, pode ocorrer apreensão de ferramentas, em operações realizadas de forma conjunta com secretarias parceiras, com medidas para garantir a segurança dos servidores durante a ação.
Texto – Yasmin Ferreira/Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb
Assuntos nesse artigo:
#manaus, #implurb, #fiscalizacaourbana, #planodiretor, #geoprocessamento, #googlemaps, #disquedenuncia, #obrasirregulares, #termocomparecimento, #embargo, #leicomplementar0032014, #diop, #dicon, #gfo, #gfp, #denunciante, #anonimato, #rotasdefiscalizacao, #fiscalizacaoemcampo, #multaeinterdicao

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus oficializa posse da diretoria executiva do CMDPI e empossa conselheiros para o biênio 2026-2027

21 de janeiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Amazonas no Grande Vitória para melhorar mobilidade e acesso dos moradores

21 de janeiro de 2026
Manaus

Recuperação asfáltica na avenida Topázio avança na zona Leste de Manaus com ações da Seminf

21 de janeiro de 2026
Manaus

Chuvas em Manaus deixam cidade em alerta severo para deslizamentos e alagamentos

21 de janeiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação do sistema de drenagem em obra emergencial no bairro Planalto

21 de janeiro de 2026
Manaus

Colônia de férias no Parque Cidade da Criança oferece atividades gratuitas a 510 crianças em Manaus até 31 de janeiro

21 de janeiro de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade