A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 7/10, na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, bairro da Glória, zona Oeste, uma série de treinamentos para profissionais da rede municipal de saúde com o objetivo de qualificar as informações de doenças e agravos relacionados ao trabalho.
O treinamento, coordenado pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, reuniu profissionais de cinco Unidades de Saúde, que receberam orientações sobre o preenchimento da ficha de notificação de doenças e agravos relacionados à saúde do trabalhador e da trabalhadora.
A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, enfermeira Rúbia Medeiros, explicou que os profissionais de saúde realizam o preenchimento das fichas de notificações de agravos e encaminham para técnicos do Distrito de Saúde, que qualificam as informações e inserem no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/Ministério da Saúde).
“A partir deste Sistema de Informação, é possível obter as informações sobre os indicadores em saúde do trabalhador e identificar de forma mais exata quais doenças estão atingindo os trabalhadores, em quais profissões e em que tipos de atividade mais adoecem. Diante destas informações, os gestores de saúde planejam ações de prevenção e intervenção nos diversos ambientes de trabalho”, informou a gerente.
O treinamento seguirá com novas turmas ao longo do mês de outubro, tendo o apoio da área técnica de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Disa Oeste, e será direcionado para técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e outros profissionais que realizam a notificação de agravos e atuam em Unidades de Saúde nos bairros da zona Oeste de Manaus. As próximas seis etapas estão programadas para os dias 8, 13, 14, 16, 21 e 23/10.
O treinamento, conforme explica Rúbia Medeiros, vai abordar os dez principais agravos relacionados ao trabalho, dando ênfase ao acidente de trabalho, acidente de trabalho com exposição à material biológico e intoxicação exógena.
“A programação foi idealizada como forma de despertar nos profissionais de saúde um olhar mais atento aos usuários da rede para identificação dos acidentes e agravos relacionados ao trabalho. Além de qualificar as informações, é uma forma de fortalecer a rede de notificações em uma estratégia que vai permitir que se tenha informações mais exatas sobre a situação da saúde do trabalhador e da trabalhadora no município de Manaus”, destacou a gerente.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa