Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

CMDU de Manaus analisa 30 processos em janeiro de 2026 e registra 27 deferimentos

12 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano analisou aumento de processos e decisões relativas a licenciamento em janeiro de 2026.O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) de Manaus analisou 30 processos em janeiro de 2026 e deferiu 27 deles, conforme dados do colegiado. As reuniões do conselho ocorrem toda quarta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, e a análise foi feita no âmbito dessas sessões.
Resultados da análise
Em comparação com janeiro de 2025, quando o CMDU relatou 10 processos, houve aumento de 200% no número de processos em 2026. Do total de 30 processos avaliados em janeiro, 27 foram deferidos (90%), um foi deferido parcialmente (3%) e dois foram indeferidos (7%).
Competências e operação do conselho
Segundo o assessor Eraldo Bandeira, “O CMDU é responsável pela análise de processos que envolvem licenças, Habite-se, renovações, certidões de licenciamento e medidas compensatórias que tramitam no Implurb, sempre em conformidade com o Plano Diretor e a legislação vigente”. Requerentes interessados em participar das sessões podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
O conselho integra o sistema de licenciamento urbano municipal e tem entre suas atribuições o acompanhamento da implementação do Plano Diretor da cidade e a deliberação, dentro do Poder Executivo, sobre projetos de lei, planos, programas e projetos relativos ao desenvolvimento urbano da capital.
Composição e base legal
A composição do CMDU é formada por representantes de 18 entidades civis e públicas. Em cada encontro, um participante de cada entidade deve compor a plenária, totalizando 18 conselheiros, que contam com respectivos suplentes.
O conselho foi criado pela Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, com funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre o ordenamento do espaço urbano, observando a legislação em vigor e o Plano Diretor. O colegiado também delibera sobre os recursos do FMDU, parte integrante do Implurb.
Texto – Divulgação/ImplurbFotos – Maxwell Oliveira/Implurb
Assuntos nesse artigo:
#cmdu, #manaus, #implurb, #planodiretor, #fmdu, #licenciamento, #habite-se, #certidoes, #medidascompensatorias, #processos, #deferidos, #indeferidos, #reunioes, #leiorganica, #artigo221, #plenaria, #conselho, #eraldobandeira

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus amplia programação do parque Cidade da Criança com minigolfe, badminton e atividades familiares durante a Copa do Mundo

12 de fevereiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza demolição administrativa de obras irregulares em dois bairros da cidade

12 de fevereiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus divulga calendário de feriados 2026 e pontos facultativos para serviços públicos

12 de fevereiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus entrega 400 kits maternidade a gestantes do programa Mãe Manauara

12 de fevereiro de 2026
Manaus

Manausprev abre inscrições para o programa Vitalidade com oficinas de dança, musicoterapia e costura criativa em feltro para aposentados municipais

12 de fevereiro de 2026
Manaus

Sine Manaus oferta 562 vagas de emprego e atendimento para validação da CTPS nesta sexta 13/2 das 8h às 14h

12 de fevereiro de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade