Atendimentos do Centro de Cooperação da Cidade registraram deslizamentos, vistorias e problemas em bueiros durante as precipitações.A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu nove chamadas relacionadas às chuvas em Manaus até as 16h desta sexta-feira, 23/1. As demandas chegaram pelo Disque 199 (Defesa Civil), canal de comunicação que funciona 24 horas na sede do CCC, e foram encaminhadas às equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Ocorrências registradas
Durante as precipitações, as equipes identificaram um deslizamento, um risco de desabamento, uma rachadura e uma solicitação de vistoria na zona Norte. Foram também registradas ocorrências envolvendo bueiros na zona Leste e na zona Oeste, duas solicitações de vistorias na zona Centro-Oeste e um deslizamento na zona Sul. As ocorrências foram repassadas para atuação das equipes de campo, conforme a demanda.
Dados de chuva por bairro
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o bairro Santa Etelvina registrou 60 milímetros de água durante a chuva. Seguiram-se o bairro Redenção, com 46 milímetros; Tarumã, com 43 milímetros; Cidade de Deus, com 32 milímetros; e o bairro da União, com 37 milímetros de água.
Canal de atendimento 24 horas
Para assistência imediata, a Prefeitura orienta que os cidadãos façam contato pelo Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), disponível 24 horas. A administração municipal continuará a monitorar os dados de previsão meteorológica e fará atualizações caso ocorram alterações significativas.
Recomendações à população
É recomendado que os moradores adotem medidas de precaução durante o mau tempo. Deve-se evitar o acúmulo de água parada para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Ao dirigir em vias com pontos de alagamento, reduza a velocidade e mantenha distância segura do veículo à frente. Evite transitar por trechos alagados e, quando necessário, busque rotas alternativas.
Texto – Laís Fernandes / Semseg
Assuntos nesse artigo:
#chuvasemmanaus, #manaus, #defesacivil, #centrodecooperacaodacidade, #ccc, #disque199, #sepdec, #semseg, #cemaden, #deslizamento, #desabamento, #rachadura, #vistoria, #bueiro, #santaetelvina, #redencao, #taruma, #cidadededeus, #bairrodauniao, #precaucao