Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Assistência social em Manaus amplia acolhimento e reinserção de pessoas em situação de rua com ações integradas diárias

16 de janeiro de 2026
Compartilhar

Prefeitura de Manaus realiza abordagens sociais permanentes no centro histórico para acolhimento e reinserção.A Prefeitura de Manaus, por meio da Semasc, realiza ações integradas e permanentes de abordagem social para atender pessoas em situação de rua no centro histórico da capital. As equipes atuam diariamente com profissionais capacitados, conforme informou a secretaria, oferecendo escuta, encaminhamentos e oferta de serviços de acolhimento, saúde e educação.
Atuação e parcerias
Segundo o secretário em exercício da Semasc, Nildo Melo, a gestão ampliou o cuidado com a população em situação de rua que esteve invisível por longo período. “A Prefeitura de Manaus atua com empatia e políticas públicas humanizadas, garantindo atendimento diário, escuta qualificada e encaminhamento para serviços que assegurem dignidade e oportunidades de recomeço”, afirmou. As equipes trabalham em consonância com o Ministério Público e a Defensoria Pública.
As abordagens diárias incluem encaminhamentos para o Centro Pop ou para a Casa de Passagem, onde são ofertados alimentação, higiene, cursos profissionalizantes, reinserção educacional e apoio para ingresso no mercado de trabalho, além de encaminhamento para tratamento quando necessário.
Rede estruturada
Márcia Helena Braga, chefe de Média Complexidade da Semasc, destacou que o atendimento respeita a decisão individual de cada pessoa: “Não trabalhamos de forma compulsória. O usuário precisa criar vínculo e aceitar o acolhimento. Nosso objetivo é garantir cuidado, dignidade e possibilidades reais de saída das ruas”. Após a aceitação do acolhimento, a equipe identifica demandas e oferta os serviços necessários.
Ela explicou que o município dispõe de uma rede estruturada para esse público, com o Centro Pop, localizado na área central, ofertando banho, troca de roupas, alimentação e acesso a outras políticas públicas, e com a Casa de Passagem para acolhimento institucional a quem aceita permanecer em unidade.
A gerente da Casa de Acolhimento Padre Orlando Barbosa, Jesilva Barbosa, afirmou que o equipamento atua de forma integrada com o Centro Pop, oferecendo acompanhamento técnico e atendimento individualizado. “Quando a pessoa chega aqui, a equipe técnica faz uma avaliação para verificar se ela deseja o acolhimento, que pode durar de 15 a 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade”, explicou.
Resultados concretos
A política de assistência social do município já apresenta resultados concretos. A Casa de Acolhimento Padre Orlando Barbosa, vinculada à rede socioassistencial e inaugurada no dia 30 de outubro de 2025, possibilitou a inserção de 35 pessoas no mercado de trabalho e viabilizou o retorno de 45 pessoas à escola, que aguardam matrícula na EJA. O Centro Pop atendeu 36 mil pessoas em 2025.
A equipe informou que alguns acolhidos conseguiram trabalho com carteira assinada e permanecem na casa até se reorganizarem financeiramente. Quando necessário, são feitos encaminhamentos para tratamento em instituições parceiras, como a Fazenda da Esperança, o Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) e comunidades terapêuticas.
História de transformação
A política também se reflete em relatos pessoais. Um homem de 42 anos, ex-morador em situação de rua, disse que encontrou no acolhimento institucional a oportunidade de recomeçar: “Fiquei em situação de rua por vários fatores e achei que fosse ficar assim para o resto da vida. Na rua, a gente é invisível, tem que se virar para tudo. Aqui, fui acolhido, recebi apoio para voltar a estudar, fazer cursos e me reorganizar. Hoje, tenho esperança novamente”. Ele teve a identidade preservada.
O relato apontou que, além do apoio material, o acolhimento ofereceu perspectivas como bolsas de estudo e preparação para o retorno ao mercado de trabalho.
Texto – Marcilene Frutuoso / Semcom
Fotos – Antonio Pereira / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCGuyE
Assuntos nesse artigo:
#manaus, #assistenciasocial, #semasc, #centropop, #casadeacolhimentopadreorlandobarbosa, #casadepassagem, #populacaoemsituacaoderua, #acolhimento, #eja, #mercadodetrabalho, #psicologos, #assistentesocial, #ministeriopublico, #defensoriapublica, #insercao, #reabilitacaodependenciaquimica, #fazendadaesperanca, #crdq, #cursosprofissionalizantes, #semcom

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus oficializa posse da diretoria executiva do CMDPI e empossa conselheiros para o biênio 2026-2027

21 de janeiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Amazonas no Grande Vitória para melhorar mobilidade e acesso dos moradores

21 de janeiro de 2026
Manaus

Recuperação asfáltica na avenida Topázio avança na zona Leste de Manaus com ações da Seminf

21 de janeiro de 2026
Manaus

Chuvas em Manaus deixam cidade em alerta severo para deslizamentos e alagamentos

21 de janeiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação do sistema de drenagem em obra emergencial no bairro Planalto

21 de janeiro de 2026
Manaus

Colônia de férias no Parque Cidade da Criança oferece atividades gratuitas a 510 crianças em Manaus até 31 de janeiro

21 de janeiro de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade