Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

SES-AM recebe reconhecimento nacional por excelência em Governança Clínica e desempenho em unidades de terapia intensiva

23 de junho de 2026
Compartilhar

Governança Clínica é um conceito fundamental na gestão da saúde moderna. A SES-AM, ou Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, foi recentemente reconhecida nacionalmente por sua atuação exemplar nesse campo. O programa de Governança Clínica busca fortalecer a qualidade assistencial e a segurança do paciente, fatores cruciais para a formação de um ambiente hospitalar eficiente e seguro.

O reconhecimento, que ocorreu na terça-feira (23/06), destaca os avanços na qualidade do atendimento e na gestão dos leitos hospitalares. O secretário de Saúde, Luís Alberto Saraiva, ressaltou que este prêmio é resultado de uma estratégia que une gestão eficiente, tecnologias inovadoras e a qualificação contínua das equipes. Em um panorama em que a segurança do paciente e a evolução dos serviços são prioridades, a SES-AM tem se destacado.

No âmbito do Programa de Governança Clínica, instituições como o Hospital do Coração Francisca Mendes, o Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, e o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) têm se empenhado em utilizar recursos assistenciais de forma eficaz. O Hospital Dr. João Lúcio, por exemplo, conquistou o selo UTI Top Performer 2025, um prêmio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) que celebra as unidades com alto desempenho em cuidados intensivos.

Esse selo é otorgado às UTIs que conseguem resultados significativos em indicadores de mortalidade e utilização de recursos. Isso demonstra o comprometimento da gestão hospitalar com melhorar a experiência do paciente e garantir resultados positivos em situações críticas.

A SES-AM integra um seleto grupo de 15 instituições públicas no Brasil que participam do Programa de Governança Clínica, ao lado de renomadas entidades como o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP). Esse reconhecimento ratifica a importância do Amazonas na promoção da saúde no Brasil.

Além dos indicadores de desempenho assistencial, a premiação da Amib, juntamente com o Instituto Brasileiro para a Segurança do Paciente (IBSP) e a Epimed Solutions, enfatiza a relevância de implantar uma cultura de excelência que beneficia pacientes e profissionais de saúde. A SES-AM adota práticas modernas respaldadas por evidências científicas e um monitoramento contínuo das normas e protocolos.

A modernização da estrutura hospitalar também tem sido uma prioridade para a SES-AM. No Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, a ampliação do centro cirúrgico para operar em 24 horas propiciou um aumento de 50% no número de cirurgias realizadas. Esse tipo de evolução é um reflexo do compromisso em melhorar a eficiência operacional e a qualidade do atendimento.

Entre os avanços, destaca-se a introdução do primeiro serviço de Ressonância Magnética 3 Tesla na rede estadual, que não apenas aumenta a capacidade diagnóstica, mas também reduz as transferências de pacientes entre unidades. Com essas e outras ações, a SES-AM tem intensificado sua atuação na área da saúde, refletindo em melhores resultados para a população.

A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, outro ponto focal da Rede de Governança Clínica no Amazonas, se distingue como um centro de alta complexidade para cardiologia e neurologia. Em 2025, a unidade realizou 665 cirurgias cardíacas, atendendo tanto pacientes adultos quanto pediátricos. Com mais de 3,7 mil atendimentos mensais, essa instituição demonstra o compromisso contínuo com a excelência na saúde cardiovascular.

Ademais, o hospital é parte de um importante projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, que visa fortalecer os cuidados de cardiopatas congênitos. Essa colaboração inclui apenas a participação de instituições de destaque, como o Hospital das Clínicas da USP e o Hospital Mãe de Deus no Rio Grande do Sul. Assim, a SES-AM se reafirma como uma referência na governança clínica, melhorando significativamente a assistência hospitalar no Brasil.

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Grupo de Trabalho do Plano de Bioeconomia do Amazonas recebe inscrições até 30 de junho

23 de junho de 2026
Amazonas

Programa Prato Cheio, do Governo do Estado, ultrapassa 338 mil refeições servidas em Parintins

23 de junho de 2026
Amazonas

Festival de Parintins 2026: PMAM reforça ações de prevenção e denúncias à violência contra a mulher

23 de junho de 2026
Amazonas

Festival de Parintins 2026: Projeto Água Boa garante água potável gratuita para moradores e visitantes

23 de junho de 2026
Amazonas

Fapeam apresenta ações de divulgação científica na primeira edição do Congresso Brasileiro de Diversidade Microbiana

23 de junho de 2026
Amazonas

Festival de Parintins 2026: Arsepam inicia esquema operacional para reforçar a segurança no transporte hidroviário

23 de junho de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade