Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Manaus amplia rede de ecobarreiras e instala 14ª estrutura para proteger o rio Negro

13 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Prefeitura de Manaus instalou a 14ª ecobarreira no encontro dos igarapés do 40 e do Mestre Chico para conter resíduos antes que cheguem ao rio Negro.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), instalou, na quinta-feira, 12/2, a 14ª ecobarreira no ponto de encontro entre os igarapés do 40 e do Mestre Chico, nas imediações do Ecoponto Educandos, na zona Sul da cidade. A ação integra a rede de proteção ambiental que retém o lixo descartado irregularmente e evita que esses resíduos cheguem ao rio Negro.
Detalhes da instalação
Conforme o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, que acompanhou a instalação com o subsecretário operacional Jairo Santos e o idealizador do projeto, o ativista Manuel Ademar (conhecido como Mazinho da Carbrás), a nova estrutura reforça a cobertura estratégica nos igarapés da capital. Segundo Sabá Reis, o sistema impede que quase 300 toneladas de lixo por mês atinjam o rio Negro.
A proximidade com o Ecoponto Educandos, que é a base operacional descentralizada da secretaria, permite a retirada mais rápida do material retido, garantindo eficiência operacional e destinação adequada dos resíduos.
Impacto e alcance
O sistema agora é formado pelas 13 ecobarreiras já em funcionamento e pela 14ª instalada, que juntas atuam como barreira preventiva nos principais igarapés por onde escoa grande parte do lixo descartado irregularmente. Com o funcionamento integrado dessas estruturas, a Prefeitura de Manaus já evitou que quase 8 mil toneladas de resíduos sólidos chegassem ao rio Negro.
Sabá Reis explicou que, antes de alcançar o rio, os resíduos percorrem os igarapés e provocam problemas urbanos, como entupimento de bueiros e aumento de alagamentos. As ecobarreiras interrompem esse percurso e reduzem transtornos para a população.
Origem e operação do projeto
O projeto das ecobarreiras foi idealizado por Mazinho da Carbrás, que acompanha a expansão da rede nos igarapés. Segundo ele, a eficácia do sistema está na atuação em rede, aliada a manutenção contínua, educação ambiental e à participação da população para obtenção de resultados duradouros.
Segurança urbana e prevenção ambiental
Além de proteger o rio Negro, a rede de ecobarreiras contribui para a redução de entupimentos na drenagem urbana, a diminuição de alagamentos e a melhoria das condições ambientais dos igarapés, com reflexos na saúde pública e na fauna aquática. A ampliação da rede segue a diretriz da gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior, que prioriza ações preventivas de proteção ambiental e segurança urbana.
A Prefeitura destaca que é necessária a colaboração da população para o descarte correto do lixo, como complemento às ações de prevenção.
Texto – Dora Tupinambá/Semulsp
Fotos – Clovis Miranda/Semcom
Assuntos nesse artigo:
#ecobarreiras, #ecobarreira, #manaus, #semulsp, #rio_negro, #igarapes, #ecoponto_educandos, #zona_sul, #saba_reis, #jairo_santos, #mazinho, #manuel_ademar, #mazinho_da_carbras, #david_almeida, #renato_junior, #lixo, #residuos, #alagamentos, #drenagem, #protecao_ambiental

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Concretagem da oca avança no parque Encontro das Águas Rosa Almeida em Manaus com 380 metros cúbicos de concreto

13 de fevereiro de 2026
Manaus

Manausprev convoca sete aprovados em concurso de 2021 para reforçar quadro de analistas previdenciários na Prefeitura de Manaus

13 de fevereiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica na avenida Hibisco para melhorar tráfego no Distrito Industrial

13 de fevereiro de 2026
Manaus

Procon Manaus Itinerante encerra primeira edição de 2026 com atendimentos gratuitos no Parque das Tribos

13 de fevereiro de 2026
Manaus

Manaus prorroga até 16/2 inscrições para Pnab 2º ciclo com R$ 5 milhões em fomento

13 de fevereiro de 2026
Manaus

Construção civil em Manaus registra alta em janeiro com 58 alvarás e 42,1 mil metros quadrados licenciados

13 de fevereiro de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade