Manaus representa a gestão municipal na segunda reunião regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde.Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participa da Segunda Reunião Regional da Aliança pela Atenção Primária à Saúde, iniciada nesta segunda-feira, 26/1, e que segue até quarta-feira, 28/1, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo governo federal em parceria com a OPAS/OMS, o Banco Mundial e o BID, com participação da secretária Shádia Fraxe.
O que é a Aliança e objetivos do encontro
A Aliança pela Atenção Primária à Saúde (APS) é uma instância regional de cooperação para alinhar agendas políticas, técnicas e de investimento, com o objetivo de acelerar a transformação dos sistemas de saúde nas Américas. Conforme a secretária Shádia Fraxe, ‘o foco é na APS, porque se entende que esse é o nível de assistência em que os sistemas podem ser organizados para funcionar de modo integrado, com respeito às diferenças e tendo as pessoas como foco principal’.
A programação inclui painéis plenários, sessões temáticas e atividades de campo. Temas estratégicos abordados são governança, financiamento dos sistemas de saúde, redes de atenção, participação social, transformação digital e emergências em saúde.
De acordo com os organizadores, o encontro visa revisar os avanços desde a criação da Aliança, promover o intercâmbio de experiências nacionais e subnacionais e identificar oportunidades para ampliar investimento e inovação na organização e prestação de serviços de saúde baseados na APS, por meio de diálogo de alto nível entre autoridades, instituições do SUS, organismos internacionais e instituições financeiras.
Contribuição de Manaus
Segundo Shádia Fraxe, a participação de Manaus permite contribuir para o avanço da saúde pública no continente e, ao mesmo tempo, colher elementos para fortalecer mecanismos de execução e aprimoramento da Atenção Primária. Ela reforça que, nos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS representa a porta de entrada do cidadão no sistema de saúde.
‘A Atenção Primária está sob a responsabilidade da gestão municipal e nossa missão é encontrar caminhos para melhorar continuamente os serviços oferecidos aos cidadãos’, afirmou a secretária, ao destacar a importância de ações conjuntas entre países que compartilham desafios regionais.
Agenda dos dias seguintes
Na terça-feira, 27/1, a programação prevê o painel ‘Redes de Atenção à Saúde e Regionalização’, com sessões paralelas sobre: ‘Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde com foco na Gestão das filas de espera’; ‘Cuidado Multiprofissional de Saúde na APS Painel’; ‘APS e o enfrentamento às emergências de saúde’; ‘A força de trabalho: emprego, condições de trabalho e migração’; ‘Atenção às condições crônicas na APS’; e o encerramento com o painel ‘APS e Saúde Materno-Neonatal’.
Na quarta-feira, 28/1, a programação encerra com o compartilhamento das ‘Recomendações da Comissão Regional da Lancet para as Américas sobre o papel da APS no fortalecimento da resiliência do sistema de saúde diante das crises do século XXI’ e com o painel ‘Fortalecimento da governança e do financiamento como pilares do fortalecimento dos sistemas de saúde’. A atividade final será a cerimônia de assinatura da Mesa Consultiva da Aliança para a APS.
Texto – Andréa Arruda/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#manaus, #semsa, #shadiafraxe, #atencaoprimaria, #aps, #aliancaaps, #opas, #oms, #bancomundial, #bid, #riodejaneiro, #sus, #redesdeatencao, #transformacaodigital, #governanca, #financiamento, #saudematernoneonatal, #comissaolancet, #mesaconsultiva, #emergenciasdesaude