Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Inquérito em Manaus detecta tuberculose e ISTs entre populações indígenas urbanizadas durante mutirão de saúde

21 de janeiro de 2026
Compartilhar

Mutirão na USF Prefeito Amazonino Mendes oferece exames e coleta de material para identificar tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis entre indígenas urbanizados.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira, 21/1, na USF Prefeito Amazonino Mendes, bairro Lago Azul, zona Norte, uma das etapas do inquérito financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pelo Instituto de Pesquisa em Populações Prioritárias (IRPP) para identificar tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em populações indígenas urbanizadas.
Parcerias e público atendido
A ação contou com parceria da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD). A programação ofereceu atendimento em demanda livre para indígenas a partir de 18 anos.
Serviços realizados no mutirão
No local foram disponibilizados aferição de pressão arterial, glicemia, bioimpedância, testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis, coleta de escarro e equipamento portátil de Raio X com uso de inteligência artificial para avaliar a probabilidade de tuberculose nos pacientes.
A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, enfermeira Eunice Jácome, afirmou que o projeto começou a ser executado em Manaus em março de 2025, inicialmente na comunidade Parque das Tribos, zona Oeste, e foi ampliado para atender populações indígenas urbanizadas em toda a cidade.
Segundo Eunice Jácome, o inquérito busca identificar casos de tuberculose e ISTs independentemente de sintomas. Todos os participantes realizam os exames, incluindo a coleta de escarro, o que permitirá à Semsa identificar casos novos e iniciar o tratamento, além de subsidiar o planejamento de políticas públicas.
Cronograma e continuidade
A programação segue nesta quinta-feira, 22/1, na USF Carmen Nicolau, rua Nestor Nascimento, s/nº, bairro Lago Azul, com atendimento voltado a Populações Indígenas Urbanizadas, em demanda livre, para maiores de 18 anos. O atendimento terá continuidade até sábado, 24/1, com os mesmos serviços, incluindo testes para detectar tuberculose latente. Conforme o resultado dos exames, a Semsa dará seguimento ao acompanhamento com consultas médicas e demais serviços.
Objetivos do inquérito e ampliação regional
A pesquisadora do IRPP, médica Beatriz Duarte, explicou que o objetivo é identificar a prevalência de doenças entre populações vulneráveis, assim como condições de saúde e determinantes sociais que afetam esse grupo, permitindo que gestores planejem ações com base em dados.
Beatriz Duarte ressaltou que a iniciativa busca dar visibilidade a populações que frequentemente estão sem registros suficientes, o que dificulta a formulação de políticas públicas. No inquérito serão analisadas prevalências de doenças como diabetes, hipertensão, ISTs e tuberculose, além da avaliação de tecnologias que permitam diagnóstico mais rápido durante o atendimento.
O projeto será aplicado também na Bahia, com populações indígenas em contextos não urbanos, e tem a estimativa de avaliar até cinco mil pessoas até junho deste ano. Os resultados serão repassados às gestões locais e nacional e publicados para a comunidade científica.
Situação atual em Manaus e impacto esperado
O município de Manaus registrou 3.206 casos novos de tuberculose no ano passado, com 25 casos entre indígenas. Esses números podem indicar subnotificação ou falha na identificação de etnia nos cadastros.
A chefe do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, Anne Kimi Okazaki, afirmou que a população indígena é historicamente mais vulnerável e tem menos acesso a serviços de saúde, o que leva muitas vezes ao diagnóstico tardio. Ela acrescentou que, com os dados do inquérito, será possível elaborar projetos direcionados para melhorar o atendimento dessa população.
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Cristian Guerreiro/Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCHhUi
Assuntos nesse artigo:
#tuberculose, #ist, #infecoessexualmentetransmissiveis, #indigenas, #populacoesindigenasurbanizadas, #manaus, #semsa, #irpp, #ministeriodasaude, #usf, #usfprefeitoamazoninomendes, #mutirao, #raiox, #inteligenciaartificial, #hepatite, #hiv, #sifilis, #diabetes, #hipertensao, #fvsrcp

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus oficializa posse da diretoria executiva do CMDPI e empossa conselheiros para o biênio 2026-2027

21 de janeiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Amazonas no Grande Vitória para melhorar mobilidade e acesso dos moradores

21 de janeiro de 2026
Manaus

Recuperação asfáltica na avenida Topázio avança na zona Leste de Manaus com ações da Seminf

21 de janeiro de 2026
Manaus

Chuvas em Manaus deixam cidade em alerta severo para deslizamentos e alagamentos

21 de janeiro de 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação do sistema de drenagem em obra emergencial no bairro Planalto

21 de janeiro de 2026
Manaus

Colônia de férias no Parque Cidade da Criança oferece atividades gratuitas a 510 crianças em Manaus até 31 de janeiro

21 de janeiro de 2026
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade