Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 12ª plenária itinerante do CME com debate sobre diversidade e equidade

19 de novembro de 2025
Compartilhar

Com o tema “Vozes da Diversidade: A Escola como Espaço de Equidade”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 19/11, a 12ª plenária itinerante do Conselho Municipal de Educação (CME), na escola municipal Cândido Honório, no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a comunidade escolar, gestores, docentes, estudantes e representantes sociais, aproximando o CME dos territórios educacionais.

O evento foi organizado no formato de roda de conversa, metodologia escolhida para ampliar o diálogo e permitir que diferentes participantes compartilhassem experiências e perspectivas sobre diversidade nas escolas. A programação também contou com apresentação cultural do grupo Myrihu, do Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimento Tradicional Indígena Nusoken I, da comunidade Waikiru.

O presidente do Conselho Municipal de Educação e representante do ensino público municipal, professor Evaldo Bezerra Pereira, destacou que as plenárias itinerantes promovem a aproximação do conselho com a comunidade escolar.

“Quando o conselho vai até as escolas, ampliamos a escuta e compreendemos melhor os desafios reais dos territórios. Falar de equidade é reconhecer que cada estudante tem uma trajetória própria, e a escola deve ser o espaço que acolhe todas essas vozes”, afirmou.

Representando a zona rural do município, a gestora Enilziane de Morais ressaltou a importância da participação na plenária, enfatizando que espaços de diálogo fortalecem a integração entre os diferentes territórios da rede municipal.

“É muito significativo participar de um encontro que acolhe tantas vozes e reforça a importância da equidade. Esse diálogo fortalece o nosso trabalho e reafirma o compromisso da educação rural com uma rede cada vez mais unida e sensível às particularidades de cada território”, afirmou.

A ativista indígena Marcivana Sateré Mawé, idealizadora e coordenadora-geral da Copime, trouxe reflexões sobre identidade, pertencimento e a presença dos povos originários em contexto urbano, destacando a necessidade de políticas públicas que valorizem as múltiplas territorialidades nas escolas. Ela reforçou que garantir equidade também envolve reconhecer a força da cultura indígena na cidade.

“Quando a escola compreende nossas territorialidades e reconhece nossa história, ela se torna um espaço de pertencimento. A equidade começa quando nossas identidades são vistas, respeitadas e valorizadas”, disse Marcivana.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/ Semed

Foto – Divulgação/ Semed

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica ações de drenagem

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em rede de drenagem

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida fiscaliza obras e reforça ações sociais

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeitura tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb

21 de novembro de 2025
Manaus

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Federal resulta na prisão de foragido

21 de novembro de 2025
Manaus

Linhas de ônibus para atender o complexo turístico Ponta Negra

21 de novembro de 2025
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade