Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Experiências executadas em Manaus na prevenção à tuberculose são reconhecidas em chamada pública do Ministério da Saúde

19 de novembro de 2025
Compartilhar

O trabalho da Prefeitura de Manaus para o desenvolvimento e implementação de soluções no fortalecimento da prevenção da tuberculose foi reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS), selecionado junto com outras nove experiências exitosas realizadas no Brasil.

A seleção ocorreu em uma chamada pública realizada por meio da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas, do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (CGTM/Dathi/SVSA/MS). O objetivo foi o Mapeamento de Experiências Exitosas na Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) e Oferta do Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT), executadas em municípios e estados brasileiros.

O trabalho de Manaus foi inscrito na chamada pública por técnicos do Núcleo de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o título “Superando barreiras na prevenção da tuberculose: desenvolvimento e implementação de soluções para o fortalecimento da prevenção da tuberculose em Manaus”.

A chefe do Núcleo de Tuberculose da Semsa, enfermeira Eunice Jácome, conta que as dez experiências selecionadas serão apresentadas no evento em formato virtual, no ano de 2026, e farão parte de uma publicação, ambos organizados pela CGTM/SVSA/MS.

“A seleção do trabalho realizado na rede municipal de saúde de Manaus reconhece os avanços que foram feitos nos últimos anos no tratamento preventivo da doença direcionado para pessoas diagnosticadas com a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, mas que não apresentam ainda a tuberculose ativa”, explica Eunice Jácome.

O tratamento preventivo da tuberculose é recomendado após a realização do teste tuberculínico ou PPD (derivado proteico purificado), que detecta a infecção pelo bacilo que causa doença, e está disponível em 55 unidades de saúde da Prefeitura de Manaus.

Em 2023, o município de Manaus contava com apenas 16 unidades de saúde disponibilizando o exame, com a Semsa seguindo com o planejamento de ampliar e facilitar o acesso da população ao serviço a cada ano.

O teste é indicado principalmente para pessoas que convivem com alguém com tuberculose ativa, de forma íntima e prolongada, além de pessoas que vivem com HIV/Aids ou outras condições que afetam a imunidade. Também deve ser realizado para avaliação do paciente antes de iniciar uso de medicamentos que afetam a imunidade.

Em 2024, a Semsa conseguiu registrar 2.250 tratamentos preventivos, sendo que nesse mesmo ano foram realizados 8.968 exames de teste tuberculínico. Já neste ano, de janeiro a julho, foram realizados 6.243 exames para identificar a infecção pelo Mycobacterium tuberculosis.

“O teste tuberculínico é fundamental por ser uma estratégia para interromper a cadeia de transmissão da tuberculose, já que permite o início do tratamento preventivo, evitando a ocorrência da tuberculose ativa. A estimativa é que uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento, pode infectar dez outras pessoas durante o período de um ano”, alerta Eunice.

O tratamento preventivo da tuberculose dura três meses, com medicamentos administrados em dose semanal. No caso de tuberculose ativa, o tratamento dura pelo menos seis meses.

Menção Honrosa

O Ministério da Saúde também conferiu Menção Honrosa à experiência desenvolvida pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), que funciona na Unidade de Saúde da Família (USF) Ajuricaba, bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste de Manaus, pela atuação na prevenção à tuberculose no atendimento às pessoas vivendo com HIV/Aids.

Com o título “Um modelo de ampliação do acesso ao tratamento preventivo da tuberculose em Pessoas Vivendo com HIV/Aids: o papel da equipe multiprofissional promovendo a adesão à estratégia, desde a avaliação inicial, até a prescrição e a finalização do Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT)”, a experiência foi desenvolvida com o apoio da AHF (AIDS Healthcare Foundation) Brasil.

De acordo com documento recebido do Ministério da Saúde, a Menção Honrosa foi concedida considerando o notável compromisso e relevante contribuição para o fortalecimento das ações de vigilância, prevenção e cuidado no controle da tuberculose, em uma iniciativa que se destaca por uma abordagem inovadora da ILTB e pela ampliação da oferta do TPT, além de demonstrar potencial de replicabilidade e impactos positivos na saúde pública brasileira.

O trabalho foi submetido junto à seleção do Ministério da Saúde por meio da enfermeira Nathalie da Silva Belmont, que atua no SAE Ajuricaba, e da enfermeira Ryana de Siuza Aparício Pontes e a farmacêutica Patrícia Ana da Silva, representantes da AHF Brasil.

Conforme explica Nathalie Belmont, o relato de experiência exitosa retrata a atuação da equipe multiprofissional do SAE, com ênfase na atuação de enfermeiros e farmacêutico, na implementação de um modelo de cuidado integral para ampliar o acesso ao Tratamento Preventivo de Tuberculose em Pessoas Vivendo com HIV/Aids, considerando que a tuberculose é uma das principais causas de óbito entre esse grupo de pacientes.

“A equipe multiprofissional reorganizou fluxos, fortaleceu o papel do enfermeiro na avaliação clínica, solicitação de exames, prescrição do tratamento de ILTB e o monitoramento sistemático desses pacientes. Além do papel do farmacêutico no monitoramento e consulta clínica que foi fundamental para fortalecer a adesão ao tratamento. Com essa abordagem, 297 pessoas iniciaram o tratamento preventivo entre janeiro de 2023 e setembro deste ano. No período analisado, a taxa de adesão foi de 94%”, informa Nathalie Belmont.

Tuberculose

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas. Outros sintomas são febre vespertina, sudorese (suor) noturna; e emagrecimento.

Este ano, Manaus já registrou 2.826 casos novos de tuberculose ativa. Em 2024, foram notificados 3.128 casos novos no município.

A transmissão da doença ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica ações de drenagem

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em rede de drenagem

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida fiscaliza obras e reforça ações sociais

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeitura tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb

21 de novembro de 2025
Manaus

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Federal resulta na prisão de foragido

21 de novembro de 2025
Manaus

Linhas de ônibus para atender o complexo turístico Ponta Negra

21 de novembro de 2025
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade