Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Profissionais de saúde da prefeitura participam de treinamento de brigada de emergência

18 de novembro de 2025
Compartilhar

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, estão participando de um treinamento para formação e atualização de brigada de emergência. O curso acontece nesta terça e quarta-feira, 18 e 19/11, na sede da secretaria, situada na zona Centro-Sul do município.

Ao todo, participam do treinamento 94 servidores da sede e de outras oito unidades administrativas e de saúde da Semsa, divididos em duas turmas, sendo uma para cada dia de formação. O curso é promovido pela diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, por meio da divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Cbmam).

A engenheira de Segurança do Trabalho da Semsa, Michelle Oliveira, explica que o treinamento tem carga horária de oito horas, com atividades nos turnos matutino e vespertino, abrangendo conteúdos teóricos e práticos com foco no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e na prevenção e combate a incêndios, dentro das normativas técnicas do Cbmam.

“O objetivo é qualificar os brigadistas para suporte primário em situações de emergência, além de aproximar esses servidores da divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, para que possam relatar sobre condições laborais e eventuais sinistros nas unidades da Semsa”, informa Michelle, que atua na organização do curso ao lado da também engenheira de Segurança do Trabalho, Leliane Ferreira.

Michelle complementa que o treinamento de formação e atualização de brigadas de emergência é um requisito para a expedição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), exigido para o funcionamento legal de estabelecimentos públicos e privados, atestando cumprimento de condições de segurança contra incêndio e pânico.

Conforme o sargento BM Antônio Cilionei, que conduz o treinamento ao lado do também sargento BM R. Felipe, aponta que a formação de brigada de emergência é fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, usuários e pessoas em geral nas unidades da Semsa, em casos de acidentes, incêndios e outras situações que representem risco à vida e ao patrimônio.

“Em emergências médicas, como uma parada cardiorrespiratória ou sangramento, o brigadista está qualificado para prestar atendimento inicial até a chegada dos bombeiros ou do Samu. E, em um princípio de incêndio, para conduzir uma evacuação e combater o foco inicial”, assinala o oficial.

O sargento do Cbmam ressalta as atividades práticas da formação, que incluem a prestação de primeiros socorros em casos como ferimentos, engasgos e paradas cardiorrespiratórias, com o uso de bonecos e ainda itens confeccionados pelo sargento R. Felipe. Já as práticas de combate a incêndios, ele acrescenta, incluem o manejo de bombas e mangueiras e simulações de evacuação.

Um dos participantes do curso nesta terça-feira, o motorista do Distrito de Saúde (Disa) Sul, Felipe Cardoso Alano, conta que, em seu dia a dia no trabalho, vivencia com frequência acidentes e outras situações no trânsito que demandam atendimento imediato.

“Tentamos sempre ajudar no que é possível, e com o curso podemos fazer isso de forma mais efetiva. Esse é um conhecimento enriquecedor e necessário para atuarmos em qualquer situação de emergência, seja no local de trabalho ou no dia a dia”, declarou o servidor.

Brigadas

Conforme Michelle Oliveira, este é o quarto treinamento de formação e atualização de brigadas de incêndio, promovido pela Semsa, desde o ano passado. Nas edições anteriores, foram formados 287 brigadistas, de 24 unidades administrativas e de saúde da secretaria municipal.

Nesta edição, o curso reúne servidores da sede da Semsa, da diretoria de Logística e do Disa Sul da secretaria, além da policlínica José Antonio da Silva, Unidade de Saúde da Família (USF) Anna Barreto, USF Benedito Almeida, USF Severiano Nunes, USF Carlson Gracie e USF Fábio do Couto Valle.

Michelle informa que a Semsa tem como meta ter brigadistas formados em, ao menos, 46 estabelecimentos com área a partir de 750 metros quadrados, até o ano de 2029. Para atuar como brigadista, o servidor deve atender critérios básicos, não eliminatórios, dentre os quais ser maior de 18 anos, ter boa condição física e de saúde e ser estatutário da secretaria, preferencialmente com carga horária de trabalho integral.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica ações de drenagem

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em rede de drenagem

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida fiscaliza obras e reforça ações sociais

21 de novembro de 2025
Manaus

Prefeitura tem alta de 25% em processos analisados pelo Implurb

21 de novembro de 2025
Manaus

Ação integrada entre Guarda Municipal e Polícia Federal resulta na prisão de foragido

21 de novembro de 2025
Manaus

Linhas de ônibus para atender o complexo turístico Ponta Negra

21 de novembro de 2025
Noticiário da CidadeNoticiário da Cidade